Boiadeiro australiano

/img/raca/Boiadeiro australiano.jpg
Altura entre 43 cm e 51 cm.
Peso entre 14 Kg e 16 Kg.

Porte: Médio

Boiadeiro australiano

Também conhecido como australian cattle dog e blue heeler, é um cachorro de pastoreio muito resistente e ativo, leal e companheiro. Criado para suportar as condições extremas do terreno australiano, é quase como um cão raposa, e pode se comportar como uma às vezes - ele pode querer caçar pequenos animais ou enterrar ossos e outras coisas no seu quintal. A personalidade forte e curiosa dessa raça é um dos seus traços mais distintivos e divertidos: isso faz com que ele sempre esteja pronto para brincar e descobrir coisas novas. Por ter sido criado para caçar e pastorear gado, ele tem tendência a usar com frequência seus dentes para morder ou mordiscar, mesmo em brincadeiras. Para ensinar o pet a parar de morder, treinos de obediência e socialização são recomendados desde filhote.


Características

Energia

Obediência

Inteligência

Territorialista

Apego ao dono

Tendência a latir

Amizade com crianças

Amizade com outros animais

Pelagem

Pelos lisos, assentados e duros, resistentes à chuva. Sua cor possui uma variedade de marcações, mas as predominantes são azul ou vermelho, solta pouco pelo e apenas sazonalmente. O filhote nasce praticamente branco, depois de uma semana as cores começam a aparecer, mas apenas após um ano é que o animal exibe suas cores permanentes, que costumam ser bem mescladas.

Saiba Mais

São cães centrados, inteligentíssimos e muito leais aos seus tutores. Estão sempre em alerta a fim de proteger a família e por isso podem ser arredios com a presença de estranhos, mas não é uma raça agressiva. Ele se dá muito bem com crianças e outros animais, mas precisa de uma socialização logo quando filhote a fim de equilibrar sua força em relação com outros, principalmente crianças pequenas. Pode ser um tanto quanto insistente no pastoreio de pessoas (especialmente crianças) quando não habituados com elas desde pequenos. Apesar de serem animais reservados, não gostam de ficar sozinhos e procuram sempre a companhia do seu tutor. Se ficarem muito tempo longe de sua família, podem apresentar problemas de comportamento. Não são de latir e nem de fazer bagunça, desde que gastem suas energias diariamente de forma adequada. O boiadeiro australiano não costuma gostar muito de barulhos e agitação. Se for receber visitas, permita que seu pet fique em um local reservado, caso deseje se isolar.