Chartreux

/img/raca/Chartreux.jpg
Altura entre 0 cm e 0 cm.
Peso entre 3 Kg e 7,5 Kg.

Porte: Médio

Chartreux

Cartuxo, gato maltês ou gato Chartreux: três nomes para a mesma raça.
O Chartreux é uma das raças de gatos mais querida na Europa, verificando-se, ainda assim, um enorme desconhecimento sobre a mesma. Não apenas existem equívocos relativamente aos nomes com os quais se podem denominar estes gatos, como também sobre as suas agitadas origens.

Estes animais são fáceis de reconhecer, com o seu pelo aveludado em tom azul-acinzentado e olhos amarelos. O gato cartuxo era já famoso antes de entrar nas luzes da ribalta ao protagonizar o anúncio publicitário da marca de comida para gatos Sheba. Esta raça é popularmente conhecida pelo nome Maltês, a designação normalmente usada para descrever as raças de gatos com o pelo cinzento, incluindo os gatos Angorá de pelo comprido, os British Shorthair e, naturalmente, os gatos cartuxo.


Características

Adequado para vida em apartamento

Tendência para o aumento de peso

Saúde

Inteligência

Amizade com crianças

Tendência para fugir

Queda de pelo

Brincalhão

Energia

Amizade com outros animais

Pelagem

Pelagem azul acinzentada, curta e grossa, é uma outra marca identitária desta raça. Possuem, também, outra camada de pelo por debaixo deste primeiro manto, sendo esta mais grossa, conferindo-lhe um aspecto ligeiramente lanudo.

Um detalhe particularmente interessante é a formação do pigmento azul acinzentado da sua pelagem: os pigmentos pretos, designados eumelaninas, presentes nos gatos cartuxos e nos gatos azul russo aclararam-se devido à presença de um gene autossômico recessivo. Este mesmo gene é a razão pela qual a cor do pelo de outros gatinhos muda, como, por exemplo, quando passa de avermelhado a um tom creme, ou de castanho a lilás.

Apesar da semelhança das cores do pelo, a aparência dos cartuxos é totalmente diferente da de outras raças de gatos de pelagem azul acinzentada, como o gato azul russo ou o British Shorthair azul. O cruzamento entre cartuxos e estas duas raças não é aconselhável.

Saiba Mais

Acredita-se que o gato cartuxo é oriundo de uma zona da atual Síria. A partir daí, acaba por ser introduzido em França através das rotas comerciais.

Suspeita-se que os monges da Ordem dos Cartuxos, perto de Grenoble, fizessem criação dos gatos cartuxos Léger desde a Idade Média.